Planos Municipais - PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Atualmente há uma crescente necessidade de se viabilizar estratégias para solução da destinação final do resíduo sólidos urbanos (lixo). Neste contexto há de se refletir sobre o consumo demasiado de determinados produtos poluentes, e a responsabilidade que cada indivíduo tem no que se refere a destinação final dos produtos consumidos. Os municípios, obviamente, têm sua parcela de responsabilidade a esse respeito, contudo a participação da população é fundamental no processo que resolverá em parte esta questão.
O desenvolvimento tecnológico é o vilão e também um colaborador, pois através de novas tecnologias pode-se chegar a alternativas para melhor aproveitamento da matéria-prima reciclável. Mas só isto não garante o sucesso é necessário vontade política, envolvimento de empresários, comprometimento da indústria e comercio em preocupar-se em destinar adequadamente seus resíduos.
O município de Mamborê busca adaptar-se, desenvolvendo programas e propostas para resolver este problema mundial: A destinação adequada dos resíduos urbanos. Entre as propostas estão a Coleta Seletiva, que além dos benefícios sociais e de marketing traz a qualidade de vida e oportunidades de trabalho para muitas famílias; a criação e atualização de Leis e normas regulamentadoras; coleta e transporte e destinação final do resíduo tóxico domiciliar, comercial e industrial de exclusiva responsabilidade do gerador.
Objetiva-se estabelecer estratégias e metas para consolidar as propostas e alternativas descritas no PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, reconhecendo que são fundamentais para o maior aproveitamento da matéria-prima, energia e mão-de-obra disponível (coletores municipais e catadores), não permitindo que se jogue dinheiro na lata de lixo.

Arquivos

Rua Guadalajara, 645 - Centro Horário de Atendimento 08:00/11:30 & 13:00/17:00 Segunda/Sexta

Mamborê Tel: (44) 3568-8000

CEP: 87340-000