ABERTURA DA SEMANA DA ÁGUA

Na última sexta feira (09) foi realizada a abertura das atividades da Semana da Água, em comemoração ao dia Mundial da Água, (22 de março). Um encontro na prefeitura reuniu lideranças políticas, representantes de entidades locais, clubes de serviços e membros dos conselhos de Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Também participaram o prefeito Ricardo Radomski, presidente da câmara Jairo Arruda, vereador Fabio Ferreira e o presidente do Conselho dos Pastores de Mamborê – COPAM Darly Thomé da Silva.

Foram apresentadas as análises da qualidade da água dos rios que contornam a cidade, Ribeirão Mamborê e Arroio da Usina e apresentado um levantamento topográfico das matas ciliares urbanas, além de outros assuntos relacionados.

Segundo a técnica da Divisão do Meio Ambiente do município Ana Maria Fernandes, temos muitas conquistas nos cuidados com a água e o meio ambiente, mais também muitas ações que existe a necessidade de serem executadas.

Ana Maria, após apresentar os resultados das análises, salientou a importância de se preservar os cursos da água para diminuir a contaminação por bactérias que poluem a água.  Ainda segundo ela no Arroio da Usina onde existe a presença da floresta ou áreas abandonadas em regeneração o impacto da poluição é menor.

É necessário resolvermos a situação das margens do rio Ribeirão Mamborê  onde a expansão urbana ocorreu, sendo impossível retirar todos os moradores do local, é uma área consolidada urbana e a maioria se encontra na faixa dos 5 metros, por isso a importância do levantamento topográfico para planejar as ações diminuindo os problemas, finalizou.

Hoje (12) as 17h30m na sala de reuniões da prefeitura, os conselhos irão realizar outra reunião para continuação das discussões das referentes às  matas ciliares urbanas.

Nos próximos dias dentro das comemorações está programada uma visita ao Parque do Lago e plantio de mudas nativas em alguns cursos de água.

Prefeitura Municipal de Mamborê

Orley Moreira