Notícias

MAMBORÊ PARTICIPA DO 7º ENCONTRO MÃE PARANAENSE

 

A secretária de Saúde de Mamborê Sara Beltrame Peres, acompanhada de uma equipe do Centro de Saúde,  Dr. Marcio Vidal, Dra. Susane Guinzani Barth e a enfermeira Neli Vidal, participaram na última terça feira (03) do 7º Encontro Mãe Paranaense, realizado em Curitiba e organizado pela secretaria de Estado da Saúde.

 

O evento que celebra o sétimo ano da Rede Mãe Paranaense reuniu mais de 1.800 gestores e profissionais de saúde. Na ocasião, foram comemorados os melhores índices de mortalidade materna e infantil da história do Paraná.

 

Em 2017, o Estado apresentou uma redução de 50% no índice de mortalidade materna e 14% no infantil comparado a 2010. “A Rede Mãe Paranaense é um dos programas mais exitosos deste governo. Construímos uma política pública histórica e quem faz a diferença são as pessoas que aqui estão e que participam desde o processo de organização da rede até o atendimento na ponta”, disse o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

 

Em 2017, o Paraná registrou 19,7 mortes de gestantes a cada 100 mil nascidos vivos. Em 2010, esse número era 64,4. Também em 2017, o Paraná alcançou a menor taxa de mortalidade infantil da história passando de 12,2 para 10,3 óbitos a cada mil nascidos.

 

A redução dos índices não apenas contribuiu com o cumprimento das metas do milênio da Organização das Nações Unidas antes do previsto, mas também salvou vidas. “Não podemos mudar um indicador sem um trabalho integrado. Com o Mãe, fizemos uma verdadeira revolução e hoje ele está presente nos 399 municípios do Estado com mais de mil gestantes e bebês salvos pelo trabalho”, disse o superintendente de atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

 

Segundo Sara Beltrame Peres o evento foi muito proveitoso trazendo importantes conhecimentos, para que a equipe possa aprender mais melhorando os trabalhos oferecidos na secretaria de Saúde de Mamborê. “Ficamos felizes com a apresentação mostrando a redução nos índices, agora vamos continuar as ações para que cada município possa diminuir ainda mais estes números referentes à mortalidade materna e infantil” concluiu.

 

Voltar

Rua Guadalajara, 645 - Centro Horário de Atendimento 08:00/11:30 & 13:00/17:00 Segunda/Sexta

Mamborê Tel: (44) 3568-8000

CEP: 87340-000