MAMBORÊ RECEBE PESQUISADOR DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO PARANÁ

O pesquisador Psicólogo Altieres Edemar Frei esteve em Mamborê recentemente em foi recebido pelas equipes do CAPS- Centro de Atenção Psicossocial e do NASF- Núcleo Ampliado do Saúde da Família para esclarecimentos sobre o funcionamento da RAPS- Rede de Atenção Psicossocial no município, foram abordados assuntos sobre a constituição do NASF e CAPS e sobre os avanços e desafios para a atenção em saúde mental de acordo com os preceitos da reforma Psiquiátrica.

Conhecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Estado do Paraná, os desafios para a implantação da Reforma Psiquiátrica e as experiências bem-sucedidas nos diferentes municípios. Estes são os objetivos de uma pesquisa que está sendo realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) desde o início de outubro.

O pesquisador responsável, Psicólogo Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), explica que a metodologia adotada é a cartografia, que permite flexibilidade à investigação: “Nós não temos um roteiro definido previamente. Assim, vamos identificando pistas que nos indicam o melhor caminho a seguir. Estas pistas podem surgir de conversas com profissionais ou usuários, por exemplo”.

O planejamento inicial de Altieres é visitar cerca de 40 municípios paranaenses até abril de 2019, mas a escolha dos territórios será, em parte, embasada em uma pesquisa com as(os) próprias(os) profissionais. (Fonte: Site do Conselho Regional de Psicologia do Paraná)https://crppr.org.br/crp-pr-inicia-pesquisa-para-investigar-funcionamento-da-raps-e-psicologasos-podem-participar/

A Secretária de Saúde Sara Caroline Beltrame Peres destacou a importância de Mamborê estar entre os 3 municípios pesquisados da nossa região e parabenizou as psicólogas pelo desenvolvimento do trabalho local.

Além de Mamborê outros dois municípios da COMCAM receberam a visita do pesquisador

orleyeventos@hotmail.com