16ª Festa da Leitoa Mateira em Mamborê será realizada dia 09 de junho

Após a realização de algumas reuniões entre representantes da administração municipal e  entidades beneficientes do município, foi definido a data e os detalhes para a realização da 16ª Festa da Leitoa Mateira, prato típico do município de Mamborê.

O prato será servido no dia 09 de junho de 2019, das 11h30min até ás 14h, nas dependências do Centro de Eventos do Parque de Exposições Governador José Richa.  A festa está sendo organizada pelas entidades; APAE, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cantinho da Partilha, Pastoral da Criança, Aramam, Casa de Fraldas Tia Nice e AAMeC,  as entidades contam com total apoio da Prefeitura Municipal de Mamborê.  A animação musical será por conta da Banda Herança.

Assim como aconteceu em 2018, novamente 100% da receita líquida será revertido em partes iguais a serem dividida entre as entidades participantes. Os convites já estão à venda no valor de R$: 45,00 com direito ao kit, prato e talher, sendo que menores de 7 anos não pagam, sem direito ao kit.

O prefeito Ricardo Radomski , destaca o diferencial na realização da festa neste ano de 2019, sendo toda a renda toda receita líquida dividida entre as entidades, pois as entidades desenvolvem um grande trabalho social junto a população Mamboreense, sendo que seus voluntários não medem esforços para trazer melhorias na qualidade de vida das pessoas que precisam de auxilio,  motivo este que fez com que a administração municipal optasse para realizar a festa desta forma, em uma grande parceria com as entidades.

Histórico

A “Leitoa Mateira” foi escolhida como prato típico de Mamborê, pelo Fórum de Desenvolvimento, que teve sua primeira festa nos dias 07 e 08 de junho de 2003. O nome “Leitoa Mateira” é uma homenagem aos pioneiros que trabalharam com erva-mate e suinocultura.

Nos velhos tempos, os ervateiros viviam em cabanas construídas no sertão, e para estocar a produção construíam depósitos de paua-pique. Naquela época ecoava na mata virgem o urro da onça-pintada. A região de Mamborê foi ocupada também por safristas, criadores de porcos que soltavam os animais na roça de milho maduro para a engorda. Terminada a roça, vendia toda a safra de porcos. Estes então eram tocados pelos safristas até os mercados consumidores ou frigoríficos. O trajeto era feito a pé.

No início dos anos 90 “mestre Jura” começa a servir aos amigos e clientes leitoa assada com tempero e recheio único. O diferencial da leitoa servida por Sachuk é que não tinha osso. Em 2003, através do Fórum de Desenvolvimento, tendo à frente as pioneiras Maria Sílvia Wünche e Dirce Menin, fez-se uma pesquisa para a escolha do Prato Típico de Mamborê e a leitoa desossada foi o escolhido. O lançamento da “Leitoa Mateira” aconteceu na Cavalgada de Mamborê em 2002.