MAMBORÊ ABRE INSCRIÇÕES PARA 1ª CAMINHADA NA NATUREZA – CIRCUITO GAVIÃO

O município de Mamborê está com inscrições abertas para a 1ªCaminhada Internacional na Natureza, Circuito Gavião. O evento será realizado no próximo dia 19 de maio. A Caminhada é organizada pelo Instituto Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e prefeitura de Mamborê.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para quem quiser participar, e podem ser feitas na Divisão de Meio Ambiente do município, pelo telefone (44) 3568-8018, escritório regional da Emater em Campo Mourão, ou ainda pelo site:

Durante a caminhada haverá a comercialização de produtos da agroindústria familiar e orquídeas.

De acordo com o chefe regional do Instituto Emater, Jairo Quadros, as Caminhadas na Natureza são alternativa de lazer, renda e atividade física em ambientes rurais, oferecendo diversidade paisagística e cultural aos participantes. Os organizadores esperam reunir mais de 400 pessoas na caminhada de Mamborê.

Os caminhantes sairão da Comunidade do Gavião para o início da caminhada que tem percurso previsto de 10 quilômetros. Haverá café da manhã a R$ 10,00 (opcional) e almoço a R$ 20,00 por pessoa, também opcional. Durante o percurso haverá pontos de apoio aos caminhantes, com distribuição de água e assistência de saúde. Os principais atrativos do percurso são trilhas, cachoeiras, morros, rios e nascentes. Durante o percurso haverá quatro pontos de apoio aos caminhantes, com distribuição de água e assistência de saúde.

O projeto

As Caminhadas Internacionais na Natureza integram o projeto de Turismo Rural do Paraná, que este ano terá um total de 19 circuitos em várias cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

O evento vem crescendo a cada ano, de acordo com os organizadores. Para se ter ideia, em 2018, foram realizados 12 circuitos, reunindo 5,5 mil pessoas de várias partes da região e do Estado, gerando uma renda de R$ 150 mil às comunidades que receberam o evento. Cada município recebeu em média R$ 12,5 mil em receitas com a Caminhada.

Entre os objetivos, a Caminhada na Natureza visa estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e interação do público urbano com o rural.

Além de Mamborê, as Caminhadas serão realizadas este ano ainda em Altamira do Paraná (26/5); Iretama (02/6); Rancho Alegre do Oeste – (09/6); Engenheiro Beltrão (04/8); Corumbataí do Sul (25/8); Farol (09/9); Fênix (22/9); Boa Esperança (06/10); Quinta do Sol (17/11); Goioerê (01/12); Janiópolis (20/10); e Peabiru (15/12).

Igreja subterrânea

Entre os dos pontos turísticos que será visitado pelos caminhantes está a igreja subterrânea na Comunidade do Gavião, que fica a 18 quilômetros de Mamborê. A localidade, que na verdade é sede de uma fazenda, abriga uma igreja subterrânea que se tornou atração turística em toda a região. Um orgulho para as famílias que moram no local.

A Capela Sagrado Coração de Jesus, como é denominada, começou a ser construída em março de 1986. Quatro anos depois, em meados de 1990, mais especificamente no dia 4 de fevereiro, a obra foi inaugurada. O que era para ser um simples templo de oração aos moradores, se tornou um ponto turístico conhecido por pessoas de várias partes do Brasil e até de países de fora.

Fonte:  Walter Pereira / Jornal Tribuna do Interior