SECRETARIA DE SAÚDE DE MAMBORÊ REALIZA AÇÕES DO PROJETO SEMEAR

A Secretaria de Saúde de Mamborê esteve desenvolvendo ações do Projeto Semear tendo como foco o tema “Autoconhecimento” direcionado aos alunos das Escolas estaduais Rui Barbosa em Mamborê e São Luiz Gonzaga no patrimônio Guarani.

Os trabalhos foram realizados nos dias 03, 04 e 05 de julho e as atividades foram desenvolvidas pelos profissionais das equipes do NASF- Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família e do CAPS- Centro de Atenção Psicossocial.

Foram atendidas nesta primeira etapa do projeto oito turmas, envolvendo cerca de 300 alunos beneficiados.

O Projeto Semear é desenvolvido pela Rede de Enfrentamento ao álcool e outras drogas composto por representantes de diversos setores do município de Mamborê, sendo do setor público assim como privados, ONGs, associações, igrejas, entre outras, em parceria com a Promotoria da Comarca de Mamborê.

O objetivo do Projeto Semear é o desenvolvimento de atividades de orientação junto a crianças e adolescentes, com foco na temática do desenvolvimento de Habilidades de Vida nas escolas da rede municipal e estadual no município de Mamborê.

Destaca-se que tais atividades compõe um conjunto de ações que estarão sendo desenvolvidas ao longo do ano de 2019. Trata-se de uma estratégia de promoção de saúde mental e ao mesmo tempo de prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas.

Segundo a secretária de Saúde Sara Caroline Beltrame Perez nos próximos meses a secretaria estará desenvolvendo outras ações do Projeto Semear e do Projeto Saúde na Escola, junto à comunidade escolar do município, que terá como objetivo fortalecer as ações de educação e promoção em saúde, cumprindo desta maneira o princípio de integralidade nos cuidados à saúde preconizado no SUS – Sistema Único de Saúde, disse a secretária.

O prefeito Ricardo Radomski tem acompanhado as ações desenvolvidas pela secretaria de Saúde e solicitado todo o empenho da equipe para oferecer um atendimento de qualidade à população, desde uma consulta médica até o atendimento através dos programas de saúde.