Notícias

Ricardo Radomski participa da entrega do material do Projeto Agrinho 2017

 

Na manhã desta terça-feira dia 18,  foi realizado nas dependências do CAR, Centro de Aprendizagem Rural de Mamborê, a entrega do material do agrinho referente ao ano de 2017. Na ocasião participaram do evento prefeito do município Ricardo Radomski, Secretária de Educação; Maria Tereza Murback, Presidente do Sindicato Rural de Mamborê ; José Roque Rafaeli, Secretário-Executivo do Sindicato; James Correia e o Administrador do Senar Pr, em Mamborê; João Pedro de Lima.

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaense e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

  
O Programa Agrinho esta com mais de 20 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado. E, por envolver tão significativo público, tem, de nossa parte, um empenho comovido. Como experiência bem-sucedida, encontra-se também em diversos estados do Brasil.

Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

O Concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas.O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho.

Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade. O início do Programa Agrinho foi em 1996 e Mamborê é pioneiro na participação do mesmo. Ao longo dos anos, vários prêmios foram recebidos por professores e alunos deste município. Entre os prêmios, 2 veículos já vieram para Mamborê.

Voltar

Rua Guadalajara, 645 - Centro Horário de Atendimento 08:00/11:30 & 13:00/17:00 Segunda/Sexta

Mamborê Tel: (44) 3568-8000

CEP: 87340-000