Nova Unidade de Saúde PSF II é inaugurada em Mamborê

Na tarde do último sábado dia 27 aconteceu em Mamborê, a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) PSF II, a qual está localizado na esquina da Avenida Augusto Mendes dos Santos, com a Rua Adna Correia Cionek, ao lado da Delegacia da Polícia Civil de Mamborê.

A obra foi inaugurada e entregue à população Mamboreense, em uma grande solenidade, a qual contou com a presença do Deputado Federal Hermes Frangão Parcianello, o qual é o autor de uma emenda parlamentar de recursos para a realização da obra, que também teve uma contrapartida do município de Mamborê.

Além do Deputado Frangão, estiveram Presentes; o prefeito de Mamborê; Ricardo Radomski, Primeira-Dama Elisabete Radomski, Chefe do Núcleo Regional de Saúde de Campo Mourão; Elenita Mortean, a qual representou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, Assessor do Deputado Estadual Marcio Nunes; Toninho Machado, vereadores: Hildebrando Ribeiro, Jairo, José Aparecido, José Corchak, Juvelino da Costa Guerra e Maurício Massano, Secretário de Saúde; Juliano Sehaber Perez, Secretário de Governo; Thiago zanini, o qual representou as demais secretarias, Comandante do Destacamento da Policia Militar de Mamborê; Sargento Mario da Silva, Presidente do Copam; Pastor Darly, assim como também demais autoridades e representantes de entidades e associações do município e centenas de Mamboreenses que prestigiaram o evento.

Durante a inauguração ouve o discurso da viúva do médico Pioneiro Mamboreense; Dr. Antônio Germano Wuncsche, sendo que a obra levará o seu nome, António Germano Wunsche, nasceu na cidade de Itaiópolis, Estado de Santa Catarina, no ano de 1930, o mesmo formou-se em medicina na capital do Estado Paranaense Curitiba em 1959, casando-se com a senhora Maria Silvia Almeida, com quem se deslocou para o município de Mamborê, e aqui constituiu família gerando quatro filhos.

No ano de 1963 Antônio Germano fundou o Hospital e Maternidade Santo Antônio, o qual durante décadas atendeu a toda a população Mamboreense, Dr. Antônio Germano também foi no ano de 1970 eleito vereador do município de Mamborê, sendo também um dos homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, onde recebeu o prêmio ‘Jubileu de Ouro’, uma honraria concedida somente aos médicos que completam 50 anos interruptos de atividade com ética e conduta médica exemplar. Dr. Antonio Germano Wunsche, faleceu em 02 de dezembro de 2011, com 81 anos de idade. Devido a isto através de um projeto de lei elaborado pelo vereador Dornelles Adão Cavalli, a UBS PSF II, levará o nome do médico Pioneiro de Mamborê.

O prefeito do município Ricardo Radomski, agradeceu ao empenho e o esforço do deputado Hermes Frangão, pelos recursos liberados junto ao Governo Federal para assim ser possível dar início aos projetos desta obra, ainda quando o mesmo era a prefeito em sua gestão anterior. Radomski também agradeceu aos nomes de outros deputados federais e estaduais que têm enviado seus recursos para melhorias de vida para a população de Mamborê, o mesmo salientou que Independente de partido ou grupo político que pertença, sempre irá valorizar e apresentar o nome dos parlamentares que conquistarem recursos para Mamborê.

Hermes Frangão Parcianello, agradeceu lembrou que durante os últimos pleitos eleitorais, sempre tem sido o 1º colocado nas votações para Deputado Federal no município de Mamborê, e por isso tem um grande amor pela população e trabalha incansavelmente pleiteando recursos para o povo deste município. Em seu discurso o parlamentar anunciou um recurso de R$: 2 milhões de reais, o qual o mesmo estará destinando para o município de Mamborê, para realização do contorno para desviar o tráfico de caminhões pesados do perímetro urbano da cidade.

Frangão explanou que é muito grande a burocracia mas que estará liberando esses recursos junto ao Governo Federal, para se atender a esse pedido tão importante do prefeito Ricardo Radomski.

Outro fato que marcou a tarde foi a entrega de um veículo GM Spin, o qual será usado pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, para o atendimento de atenção psicossocial, o custo do veículo foi de R$:  72 mil reais, recursos oriundos do CAPS.