CAPS realizou atividades em alusão ao dia internacional de saúde mental

No ultimo dia 18 o CAPS de Mamborê, em alusão ao dia internacional de saúde mental realizou uma atividade fora do ambiente do CAPS passeio para  comemorar este dia. Foi proporcionado aos usuários a ida  ao cinema na cidade de Campo Mourão para aqueles que frequentam as atividades terapêuticas do CAPS diariamente,  acompanhados da equipe multidisciplinar, Coordenadora/Enfermeira Neli, Psicóloga Rúbia, Assistente Social Adriene, Educadora física Kamilla, Estagiaria Valéria. Auxiliar serviços gerais Licinda.
Tal ação pode oportunizar aos usuários do serviço acesso espaço de lazer e cultura que muitos deles não haviam tido oportunidade, conforme preconizado na lei 10216/2001 da reforma psiquiátrica que tem como principal objetivo um novo modelo de atendimento a saúde mental que busca a reinserção social do individuo.
Foi realizado ainda nesta semana orientações aos usuários a cercado tema. A Saúde Mentalé como a pessoa se relaciona consigo mesmo,com outras pessoas, com meio onde vive, com acontecimentos, etc... A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como equilibra seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.
A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Grande parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
TER SAÚDE MENTAL É: Estar bem consigo mesmo e com os outros;Aceitar as exigências da vida;Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário, conforme orientações da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Saúde do Estado do Paraná.