Dia 27 tem palestra sobre violência doméstica na casa da amizade

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Creas convidam a todos para participar de uma palestra com Palestrante: Dra. Cristina Lopes Afonso, o evento será realizado no dia 27 de novembro, com início ás 13h30min na Casa da Amizade. O evento acontecerá considerando que no dia 25 de novembro é o dia internacional da não violência contra a mulher, onde será abordado o seguinte tema “VOLENCIA DOMESTICA – PAZ NOS LARES”

O fenômeno da violência praticada contra mulheres constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. No dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher, é um dia de conscientização, de luta e mobilização por mais justiça social e por um mundo sem violência contra a mulher.

A Proteção Social Especial tem por finalidade a proteção e promoção do indivíduo em situação de violência, desta forma dentre as ações desenvolvidas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, integrado ao Sistema de Garantia de Direitos, destaca-se a palestra com a Dra. Cristina Afonso Lopes, vitima de violência praticada pelo ex-marido na década de 1980, motivado por ciúmes, resultando em 85% de seu corpo queimado, recuperou-se diante de muita dor e sofrimento.

Seu agressor foi julgado e condenado a 13 anos de prisão, sendo uma decisão histórica para a época, a pena foi considerado um marco no combate a violência contra mulheres em nosso país, tronando-se referencia para julgamento de casos semelhantes e servindo de base para a criação da Lei Maria da Penha em 2006, que defende mulheres vitima de violência domestica. A palestra com a Dra. Cristina tem como objetivo informar as mulheres como também toda comunidade sobre direitos, e enfrentamento a violência doméstica.

DRª CRISTINA LOPES AFONSO

Mini-Currículo

• Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990)
  • Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1985).
  • Chefe do serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo e Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia de 1991 à 2014.
  • Professora comissionada da Universidade Estadual de Goiás desde 1996.
  • Sócia Fundadora da Sociedade Brasileira de Queimaduras desde 1994.
  • Membro da Sociedade Internacional de Queimaduras desde 1994.
  • Presidente da comissão nacional de prevenção da Sociedade Brasileira de Queimaduras
  • Sócia fundadora da FELAQ – Federação Latino Americana de Queimaduras desde 1997.
  • Professora na pós-graduação CEAFi – Goiânia, desde 2006, em Dermato-funcional (Fisioterapia em Queimaduras)
  • Professora na pós-graduação CDCS – Goiânia, desde 2006, em Dermato-funcional (Fisioterapia em Queimaduras).
  • Professora do Grupo Ivo Pitangy – Rio de Janeiro, desde 2008, (Fisioterapia em Queimaduras)
  • Professora na pós-graduação CBES, em Dermato-funcional, desde 2005.( Fisioterapia em Queimaduras)
  • Professora na pós-graduação INSPIRAR – Vitória, São Paulo, Florianópolis, Belém, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre Dermato-funcional ( Fisioterapia em Queimaduras)
  • Professora na pós-graduação ISEPE – Passo Fundo, Florianópolis e Curitiba. Dermato-funcional ( Fisioterapia em Queimaduras)
  • Presidente do conselho científico do Núcleo de Proteção Aos Queimados (NPQ)
  • Vereadora do Município de Goiânia
  • Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência.

Em sua carreira política suas principais defesas são o combate a violência contra a mulher, defesa das vítimas de queimaduras e divulgação da prevenção em queimaduras e melhorias na saúde.