PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E OUTRAS AÇÕES BENEFICIAM PEQUENOS PRODUTORES DE MAMBORÊ

A prefeitura de Mamborê, com o trabalho da empresa Vet Plan, responsável em fazer a gestão técnica do Programa de Inseminação Artificial – PIA,  realizou o trabalho de vacinação contra febre aftosa, onde foram vacinados 1419 animais, com 117 famílias assistidas.

No total o município forneceu gratuitamente 1000 doses da vacina, como forma de incentivo aos pequenos produtores e as outras 419 foram cobrados apenas o valor do custo da vacina que é de R$ 1.15 por dose.

O trabalho de vacinação contra febre aftosa ocorreu durante todo o mês de novembro e foram visitadas propriedades em diversas regiões do Município, como; São Domingos, Sununum, Vila Rural, Vitor Mendes, Guarani, Agua da Palmeira, Lageado, Pensamento, Canjarana e outras regiões.

Segundo o veterinário Eduardo Pereira Murback, responsável pelos trabalhos, a orientação para alguns produtores que não foram beneficiados e demandam da aplicação em seus animais, deverão procurar a prefeitura, para efetuar o cadastro, que é simples e rápido. Ainda segundo o veterinário em propriedades onde não foram encontrados  moradores no momento da visita, os mesmos poderão ligar no telefone (44) 9 9947 9050.

Ainda neste mês de dezembro inicia os trabalhos de vacinação de bezerras com idade entre 03 a 08 meses, contra a brucelose.

Segundo a empresa, diversos atendimentos do Programa de Inseminação Artificial – PIA, estão sendo realizados, conforme a solicitação dos pequenos produtores, através da parceria firmada com a prefeitura de Mamborê.

O prefeito Ricardo Radomski, destacou as atividades do PIA, em benefício dos pequenos produtores. “Estamos fazendo de forma legalizada, contratamos um profissional veterinário, com isso o objetivo da prefeitura é aumentar a lucratividade do pequeno produtor de gado leiteiro e de corte e o melhoramento genético do rebanho, além de darmos atendimento a outras atividades do setor’’, disse o prefeito.

Recentemente o município realizou no centro de eventos do Parque do Lago, um encontro onde foi efetuado o recadastramento para o Programa de Inseminação Artificial e o cadastramento dos pecuaristas, visando um levantamento do rebanho e a localização das propriedades. Os pequenos produtores também participaram de uma palestra sobre diagnóstico de CIO, e obtiveram informações de como irá funcionar o atendimento do programa, junto aos produtores.