PIONEIROS SÃO HOMENAGEADOS NO DIA DA INDEPENDÊNCIA

Pioneiros, Desbravadores, Aventureiros, AAMeC e Grupo de Capoeira participaram da solenidade de hasteamento das bandeiras na manhã desta quinta-feira, Dia da Independência do Brasil. Também compareceram o prefeito Ricardo Radomski; vice-prefeito, Sebastião Martinez; presidente interino da Câmara, Jairo Arruda; vereadores: Fabio da Silva Ferreira, Hildebrando Ribeiro de Oliveira e José Corchak; secretários da administração municipal e outras autoridades. As bandeiras foram hasteadas pelos pioneiros: Osmar Schemberger, Anisio Moreira e Osnir Daboit.

Maria Thereza Pereira Murback, secretária municipal de Educação, falou do importante papel desempenhado pelos pioneiros ao longo da história do município.

"O futuro depende da maneira como se trata os antepassados", disse Sebastião Martinez, lembrando a grandiosidade de um povo que reconhece o trabalho prestado pelos pioneiros.

"As ruas de Mamborê e do Guarani, bem como as propriedades rurais do município de Mamborê e Juranda, quando pertencia a Mamborê, foram demarcadas por Polon Radecki", disse Ricardo Radomski, citando também um pouco do trabalho dos demais pioneiros presentes, como a gravação de um disco (LP) por Lázaro Rocha, que integrava a dupla Silva Rocha & Rochinha.

As solenidades de hasteamento das bandeiras, durante a Semana da Pátria, estiveram a cargo da Secretaria Municipal de Educação que, em cada dia, homenageou um segmento diferente do município. Várias escolas e entidades participaram, realizando apresentações.