MAMBORÊ REALIZA AÇÕES NO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS

24 de junho é Dia Mundial de Prevenção de Quedas, Dentro das ações desenvolvidas, a Secretaria de Saúde de Mamborê realizou ontem (27) uma palestra para os idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso. O palestrante foi o médico clinico geral Dr. Marcio Romeu Vidal Junior, ele abordou como tema principal as quedas de idosos dentro de suas residências.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incorporada ao Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS) para alertar especialmente idosos sobre o risco de queda, que representa hoje um grave problema de saúde

Além da palestra os Agentes Comunitários de Saúde, visitaram as residências dos idosos entregando  panfletos com orientações.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde Sara Caroline Beltrame Peres, enfermeira Mariana Moreira e diversos profissionais do setor.

O prefeito Ricardo Radomski em constantes reuniões com a equipe da secretaria de Saúde tem cobrado muito para que os programas e ações sejam  colocados de fato à disposição da comunidade, para atender principalmente os que mais precisam da atenção da saúde pública municipal. “O município possui uma estrutura física muito boa nos postos de saúde de Mamborê, Guarani, Canjarana e Pensamento, além disso, a equipe da saúde é composta por excelentes profissionais o que nos garante prestar sempre um bom atendimento a nossa população”, disse o prefeito.

No Brasil, aproximadamente 30% dos idosos que vivem em comunidade caem, 50% destes ficam com a mobilidade reduzida e de 5% a 10% sofrem alguma fratura. A OMS registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, sendo 600 mil só no Brasil. Destas, 90% são causadas por quedas. No universo hospitalar, a queda relacionada ao cuidado de saúde produz danos em 30% a 50% dos casos, sendo que 6% a 44% desses pacientes sofrem danos de natureza grave, como fraturas, hematomas e sangramentos, que podem levar ao óbito, além de aumentar o tempo de internação do paciente. (Fonte: Fundação Oswaldo Cruz)

Prefeitura Municipal de Mamborê

Orley Moreira